Cirurgias Orais

Terceiros molares – siso

Os dentes do siso ou terceiros molares nascem normalmente por trás dos últimos dentes, o que nem sempre é um bom sinal. Na época dos primatas, os dentes do siso possuíam muita mais utilidade, uma vez que não existiam talheres ou coisas do tipo, forçando assim o selvagem utilizar sua mandíbula e a arcada dentária como instrumentos de corte e separação dos alimentos.

O nascimento destes dentes ocorre normalmente após a maioridade, por isso são conhecidos popularmente como dentes do juízo. O período de surgimento do dente varia de organismo para organismo, em algumas pessoas o dente nem sequer chega a nascer ou leva muito mais tempo para aparecer. Tudo isso vai depender da genética de cada um não existindo uma regra e nem uma idade exata para o aparecimento dos dentes do siso.

Extrair os dentes sisos

Atualmente os dentes do siso não possuem muita serventia, pois com o seu nascimento diversos problemas poderão surgir. Pode-se dizer que o caso mais preocupante é o caso do dente semi incluso, caso em que o dente do siso nasce intercalado aos demais dentes vizinhos, o que acarretará na obstrução da limpeza da arcada dentária, ocasionando cáries e possíveis canais.

Diante disso, a maioria dos dentistas recomenda que esses dentes sejam extraídos através de procedimentos cirúrgicos e clínicos, pois a falta de preparo poderá acarretar em uma infecção pericoronária, ou em uma formação de quisto ou em uma pressão absurda sobre o segundo molar.

Diversos estudos apontam que a melhor época para extração do dente do siso é entre os 14 aos 22 anos, pois é nessa idade que o osso considera-se menos denso tornando assim o pós-operatório mais saudável.

Normalmente após a extração dos dentes do siso o paciente apresenta sangramento bucal, inchaço, dificuldade em falar, abrir a boca, em se alimentar e um extremo desconforto.

O período de cicatrização demora geralmente três semanas, devendo ser tomado o máximo de cautela, pois é nesse período que ocorrem à maioria das infecções bucais. De qualquer maneira, quando perceber que o crescimento dos dentes do siso se iniciou, procure um dentista imediatamente para que sejam tomadas as devidas providências.

Responsável Técnica: Dra Lucia Alves CRO/SC 12502

× Atendimento Whatsapp